quarta-feira, 22 de maio de 2013

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES.



Atividade desenvolvida com os alunos do Pré II com a professora Teresinha. Optei pela atividade com rótulos, pois, a mesma possibilitou aos alunos o envolvimento com o processo de letramento preparando-os para a alfabetização. A aula foi prazerosa e produtiva, todos participaram ativamente e contribuíram com o material solicitado que foi embalagens vazias utilizadas no cotidiano do aluno. Entende-se que alfabetização é a ação de ensinar /aprender a ler e escrever, enquanto que letramento é o resultado da ação de ensinar/aprender as práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e tecnológico. O conceito de alfabetização envolve o professor e o aluno na ação de ensinar/aprender a leitura e a escrita.







Profª GEIZA SCHREIBER SERENEIDE KLEIN WILLE
Atividade desenvolvida com a turma do jardim e maternal II matutino
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura. Por isso desenvolvi a atividade sobre a importância de se jogar o lixo no local correto, andamos ao redor da escola colhendo os lixos jogados e estimulei as crianças a jogarem o lixo no local correto e de uma grande importância pois futuramente serem defensores da natureza. desta atividade pode trabalhar o letramento através do reconhecimento dos tipos de lixos.

Profª: Salete Teleken Knopf
     Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do maternal II, através da audição e visualização onde contei a história “O Pato Peteleco” e fui ilustrando passo a passo no quadro, e os alunos ouviram atentamente a história e visualizaram as ilustrações com entusiasmo e interesse. Desta forma estarei preparando meus alunos para o letramento e a alfabetização, mesmo os alunos sendo pequenos já estão em contato com a leitura oral e visual através da linguagem não verbal por meio da audição e visualização.

Profª: Jossara Cassenotte Vacariano.
   A atividade que realizei foi com os alunos do Jardim A, da professora Geisa e Maternal ll, da professora Sereneide, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre as consequências do lixo jogado fora do lixeiro, e também prepará-los para o letramento e a alfabetização, através de alguns objetos que eles já conhecem como: rótulos, garrafas, caixas, cores, formas, quantidade...
   Saimos com os alunos nas proximidades da escola recolhendo alguns objetos descartados na calçada (passeio público), e colocando no saco de lixo. Após o retorno para a sala de aula, foi distribuido balinhas para os alunos, para observarmos se os mesmos iriam reconhecê-las (sabor) através dos desenhos dos rótulos das mesmas, e também se colocariam os papéis no lixeiro.
  

Profesoras: Maria Thomé Angonese, Roberta Daiane Behnen e Maria do Amparo Macedo.
Foi desenvolvido um trabalho com as crianças do maternal I matutino e integral, com atividades de coordenação motora, as cores, linguagem oral e estimulação tátil e visual.
  A atividade teve como objetivo fazer com que as crianças identificassem as cores, estimular a coordenação motora da criança, percepção visual e tátil e a ampliação do vocabulário. Exploramos as atividades através de conversas informais, arremesso de bolinhas coloridas em caixa de papelão. Onde todos participaram demonstrando satisfação durante as atividades desenvolvidas, então percebemos que à medida que trabalhamos de forma lúdica estamos estimulando as crianças se desenvolver seu potencial expondo o letramento e se preparando as crianças para ato de alfabetizar.

Profª  Maria Jose G. Queiroz Silva

Atividade escolhida foi trabalhar pecinhas pedagógicas coloridas com a turma jardim  B , e sua importância, na educação  infantil, onde foi  explorado  alguns conceitos , matemática, cores, formas  e  números  e também a  integração entre eles.  Sabemos  que o brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.
       Especialistas em pedagogia concordam que a razão deste tipo de brinquedo   e   eficiente no aspecto educativo é justamente pela criança ter a capacidade de chegar a uma conclusão sozinha. São brinquedos que estimulam, motivam, atiçam a imaginação. E com isso eles aprendem brincando Sendo assim com essa atividade trabalhei o letramento preparando- os para a alfabetização.

Professora: Angélica Gonzaga kreling
Atividade de alfabetização e letramento desenvolvido com a turma do pré ll ´´B´´.
Música: Cinco macaquinhos.
Objetivo: Desenvolver raciocínio, memorização e coordenação motora.
Desenvolvimento:
Encenação da música no salão da escola.
Diálogo sobre obediência.
Fixação dos números de 1 á 5,visualização dos mesmos.
Levantar questionamentos do tipo:
a)      Cama é lugar de brincar?
       b) O que aconteceu com os macaquinhos?
        c)  Quando desobedecemos,aborrecemos nossos pais e á?
JOGO DE MEMÓRIA
A atividade desenvolvida foi com a aluna Eduarda do Pré II, Jogo de Memória, sendo que a mesma apresenta dificuldade de aprendizagem por ser uma aluna especial, é uma criança carinhosa, gosta de brincar e socializar com os colegas.
Os jogos pedagógicos, bem como os jogos de memória estimulam à aluna na memorização visual das figuras formas e cores, ajudando na concentração e coordenação motora, na identificação e semelhanças das peças, proporcionando sua autoestima tornando a aprendizagem mais prazerosa. A aluna gosta de manusear objetos diversos. É muito importante que o professor respeite a as condições de dificuldade do aluno e busca alternativa que venha melhorar seu aprendizado.
Tec. Solange klann
Atividades: Maternal I vespertino
Música; Meu pintinho amarelinho.
Objetivo
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a linguagem oral com o letramento, sendo que a música tem um papel primordial na vida das crianças como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Ao entrar na sala de aula colocamos um CD no som com a música do pintinho amarelinho em seguida colocamos as crianças em círculo e ao ouvir a música já começam a cantar fazendo os gestos e os movimentos corporais da coreografia. Realizamos essa atividade observando o quanto a música é importante para o desenvolvimento dos alunos.
Profª Maria José Cordeiro de Farias e Nilça Lopes da Silva


Relatório
Maria Madalena da Silva Themoteo Leonardo
Turma Pré I D
            Trabalhamos o letramento na educação infantil em todas as disciplinas, portanto para desenvolver a atividade solicitada, optei por realizar uma aula sobre meio ambiente dando ênfase aos animais domésticos e selvagens. Para a realização desta aula utilizamos livros didáticos que já não estão sendo usados nas escolas, por ter expirado a data de validade dos mesmos.
            Os alunos foram bastante participativos, procuraram figuras variadas de animais, questionaram sobre os mesmos, demonstrando conhecimento do tema trabalhado, muitos animais domésticos a maiorias dos alunos já conheciam, pois possuem alguns animais em casa, bem como, vão com seus pais e avós a fazenda, onde acabam tendo contato com animais variados. Também demonstraram ter conhecimento sobre os animais selvagens, alguns já tinham visto pessoalmente e outros viram na televisão (filmes, desenhos etc.).
            Esta aula foi bastante gratificante, pois pude trabalhar a consciência ambiental, a importância dos cuidados que devemos ter com os animais, com a água, com o lixo, e as consequências dos nossos atos para o meio ambiente de forma geral.
            Contudo o mais importante nesta aula foi despertar o senso critico e dar oportunidade para os alunos opinarem sobre o assunto. Pois ao contrário do que algumas pessoas pensam, as crianças na educação infantil tem capacidade de compreensão e estão bem mais conscientes do que muitos adultos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário