Atividade desenvolvida com os alunos do Pré II com a
professora Teresinha. Optei pela atividade com rótulos, pois, a mesma
possibilitou aos alunos o envolvimento com o processo de letramento
preparando-os para a alfabetização. A aula foi prazerosa e produtiva, todos
participaram ativamente e contribuíram com o material solicitado que foi embalagens
vazias utilizadas no cotidiano do aluno. Entende-se que alfabetização é a ação
de ensinar /aprender a ler e escrever, enquanto que letramento é o resultado da
ação de ensinar/aprender as práticas sociais que usam a escrita, enquanto
sistema simbólico e tecnológico. O conceito de alfabetização envolve o
professor e o aluno na ação de ensinar/aprender a leitura e a escrita.
Profª GEIZA SCHREIBER
SERENEIDE KLEIN WILLE
Atividade desenvolvida com a
turma do jardim e maternal II matutino
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas
que nos cercam, constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é
isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a
relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às
crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua
convivência futura. Por isso desenvolvi a atividade sobre a importância de se
jogar o lixo no local correto, andamos ao redor da escola colhendo os lixos
jogados e estimulei as crianças a jogarem o lixo no local correto e de uma
grande importância pois futuramente serem defensores da natureza. desta
atividade pode trabalhar o letramento através do reconhecimento dos tipos de
lixos.
Profª: Salete Teleken Knopf
Esta atividade foi
desenvolvida com os alunos do maternal II, através da audição e visualização
onde contei a história “O Pato Peteleco” e fui ilustrando passo a passo no
quadro, e os alunos ouviram atentamente a história e visualizaram as
ilustrações com entusiasmo e interesse. Desta forma estarei preparando meus alunos
para o letramento e a alfabetização, mesmo os alunos sendo pequenos já estão em
contato com a leitura oral e visual através da linguagem não verbal por meio da
audição e visualização.
Profª: Jossara Cassenotte Vacariano.
A atividade que
realizei foi com os alunos do Jardim A, da professora Geisa e Maternal ll, da
professora Sereneide, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre as
consequências do lixo jogado fora do lixeiro, e também prepará-los para o
letramento e a alfabetização, através de alguns objetos que eles já conhecem
como: rótulos, garrafas, caixas, cores, formas, quantidade...
Saimos com os alunos
nas proximidades da escola recolhendo alguns objetos descartados na calçada
(passeio público), e colocando no saco de lixo. Após o retorno para a sala de
aula, foi distribuido balinhas para os alunos, para observarmos se os mesmos
iriam reconhecê-las (sabor) através dos desenhos dos rótulos das mesmas, e
também se colocariam os papéis no lixeiro.
Profesoras: Maria Thomé Angonese,
Roberta Daiane Behnen e Maria do Amparo Macedo.
Foi desenvolvido um trabalho com as
crianças do maternal I matutino e integral, com atividades de coordenação
motora, as cores, linguagem oral e estimulação tátil e visual.
A atividade teve como objetivo fazer com que as crianças identificassem
as cores, estimular a coordenação motora da criança, percepção visual e tátil e
a ampliação do vocabulário. Exploramos as atividades através de conversas
informais, arremesso de bolinhas coloridas em caixa de papelão. Onde todos
participaram demonstrando satisfação durante as atividades desenvolvidas, então
percebemos que à medida que trabalhamos de forma lúdica estamos estimulando as
crianças se desenvolver seu potencial expondo o letramento e se preparando as
crianças para ato de alfabetizar.
Profª Maria Jose G. Queiroz Silva
Atividade escolhida
foi trabalhar pecinhas pedagógicas coloridas com a turma jardim B , e sua importância, na educação infantil, onde foi explorado
alguns conceitos , matemática, cores, formas e
números e também a integração entre eles. Sabemos
que o brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural,
pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a
motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.
Especialistas em pedagogia concordam que a
razão deste tipo de brinquedo e
eficiente no aspecto educativo é justamente pela criança ter a
capacidade de chegar a uma conclusão sozinha. São brinquedos que estimulam,
motivam, atiçam a imaginação. E com isso eles aprendem brincando
Sendo assim com essa atividade trabalhei o letramento preparando- os para a
alfabetização.
Professora: Angélica
Gonzaga kreling
Atividade de
alfabetização e letramento desenvolvido com a turma do pré ll ´´B´´.
Música: Cinco macaquinhos.
Objetivo: Desenvolver raciocínio, memorização e coordenação motora.
Desenvolvimento:
Encenação da música no
salão da escola.
Diálogo sobre obediência.
Fixação dos números de
1 á 5,visualização dos mesmos.
Levantar
questionamentos do tipo:
a) Cama é lugar de brincar?
b) O que aconteceu com os macaquinhos?
c)
Quando desobedecemos,aborrecemos nossos pais e á?
JOGO DE MEMÓRIA
A atividade desenvolvida foi
com a aluna Eduarda do Pré II, Jogo de Memória, sendo que a mesma apresenta
dificuldade de aprendizagem por ser uma aluna especial, é uma criança
carinhosa, gosta de brincar e socializar com os colegas.
Os jogos pedagógicos, bem
como os jogos de memória estimulam à aluna na memorização visual das figuras
formas e cores, ajudando na concentração e coordenação motora, na identificação
e semelhanças das peças, proporcionando sua autoestima tornando a aprendizagem
mais prazerosa. A aluna gosta de manusear objetos diversos. É muito importante
que o professor respeite a as condições de dificuldade do aluno e busca
alternativa que venha melhorar seu aprendizado.
Tec. Solange klann
Atividades: Maternal I vespertino
Música; Meu pintinho amarelinho.
Objetivo
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a linguagem
oral com o letramento, sendo que a música tem um papel primordial na vida das
crianças como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça
laços sociais e vínculos afetivos. Ao entrar na sala de aula colocamos um CD no
som com a música do pintinho amarelinho em seguida colocamos as crianças em
círculo e ao ouvir a música já começam a cantar fazendo os gestos e os
movimentos corporais da coreografia. Realizamos essa atividade observando o
quanto a música é importante para o desenvolvimento dos alunos.
Profª Maria José Cordeiro de Farias e Nilça Lopes da Silva
Relatório
Maria Madalena da Silva Themoteo
Leonardo
Turma Pré I D
Trabalhamos o letramento na educação
infantil em todas as disciplinas, portanto para desenvolver a atividade
solicitada, optei por realizar uma aula sobre meio ambiente dando ênfase aos
animais domésticos e selvagens. Para a realização desta aula utilizamos livros didáticos
que já não estão sendo usados nas escolas, por ter expirado a data de validade
dos mesmos.
Os
alunos foram bastante participativos, procuraram figuras variadas de animais,
questionaram sobre os mesmos, demonstrando conhecimento do tema trabalhado,
muitos animais domésticos a
maiorias dos alunos já conheciam, pois possuem alguns animais em casa, bem
como, vão com seus pais e avós a fazenda, onde acabam tendo contato com animais
variados. Também demonstraram ter conhecimento sobre os animais selvagens,
alguns já tinham visto pessoalmente e outros viram na televisão (filmes,
desenhos etc.).
Esta aula foi bastante gratificante,
pois pude trabalhar a consciência ambiental, a importância dos cuidados que
devemos ter com os animais, com a água, com o lixo, e as consequências dos
nossos atos para o meio ambiente de forma geral.
Contudo o mais importante nesta aula
foi despertar o senso critico e dar oportunidade para os alunos opinarem sobre
o assunto. Pois ao contrário do que algumas pessoas pensam, as crianças na
educação infantil tem capacidade de compreensão e estão bem mais conscientes do
que muitos adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário