sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MODULO XI
Patrícia ,Simone

A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social. O discurso do opressor pode ser incorporado por algumas crianças de modo maciço, passando então a se reconhecer dentro dele: "feia, preta, fedorenta, cabelo duro", iniciando o processo de desvalorização de seus atributos individuais, que interferem na construção da sua identidade de criança.
A exclusão simbólica, que poderá ser manifestada pelo discurso do outro, parece tomar forma a partir da observação do cotidiano escolar. Este poderá ser uma via de disseminação do preconceito por meio da linguagem, na qual estão contidos termos pejorativos que em geral desvalorizam a imagem do negro.
Ao confeccionamos os cartazes podemos de um modo em geral mostrar através de recortes de revistas variais pessoas com variados estilos de penteados, modos de vestir e se comportar, e isto mostrou a grande diversidade que existe dentro do ambiente escolar e sociedade que vivemos e a crianças pode vivenciar,isto todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário