quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RODA DE LEITURA

Neste dia 29 de novembro realizou-se em nossa escola a roda de leitura com pessoas convidadas de nossa comunidade.
Mais uma ação do PDE realizada com o apoio da comunidade, o convite estendeu-se as professoras Elena, Cida e profissionais de nossa escola.
Tivemos a presença da professora Cida do Cantinho Musical que fez uma linda apresentação para os alunos tocando instrumento musical.
Os alunos estavam maravilhados com as apresentações.






Agradecemos as professoras que colaboraram com mais esta ação do PDE sendo de suma importância a participação da comunidade escolar envolvida nas atividades da escola.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NOITE CULTURAL

Neste dia 10/11 realizou-se a nossa segunda Noite Cultural com algumas apresentações artisticas realizadas pelos alunos de nossa escola. Encerramento do projeto relações Raciais, e composição do novo CDCE.
Alunos do Pré I fazendo  apresentações para os pais presentes.
Os alunos do Jardim tambem fizeram bonito com a sua apresentação.
E não podia ficar de fora os alunos do jardim matutino colaborando com as apresentações desta noite.
Os pais ficaram maravilhados com as apresentações que assistiam, foi uma noite gratificante onde contamos com a presença das familias de nossa comunidade.
Nesta mesma noite tivemos o encerramento do projeto Relações Raciais com atividades expostas que foram realizadas pelos alunos e professores.







Tivemos tambem a escolha do novo Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, onde ao final da reunião reuniu-se todos os eleitos para compor a diretoria que assumira no biênio 2012 á 2013.

Agradecemos a todos os presentes e parabenizamos todos os pais e segmento funcionários que se colocaram a disposição para compor o quadro do CDCE.

V MOSTRA DE ARTES

Realizou-se no dia 28/10 de 2011 a nossa V Mostra de Artes realizada pelos profissionais de nossa escola e alunos de todas as idades.
Visita das escolas em nossa V Mostra de Artes, prestigiando os trabalhos realizados pelos alunos.
Abertura da Mostra de Artes com a presença do Secretario de Educação Edilson.
Apresentação com os alunos do maternal II dramatizando os cachinhos de ouro.
Alunos do maternal I apresentaram a musica da linda rosa juvenil.
alunos do Jardim apresentaram a musica da primavera.
Alunos do pré I dançando a musica de abobra faz melão.
Alunos do jardim apresentando a musica do Pai Francisco.
Alunos do Jardim fazendo a coreografia do arco-ires.
Alunos de todas as escolas Municipais e Jesus Maria e José vieram prestigiar nossa mostra, foi muito gratificante a presença de todos, agradecemos pela participação e incentivo a nossos alunos.








Nosso salão ficou lotado, ficamos muito felizes pela visita de todos, em nome da escola agradecemos a presença de todos.

FEIRA DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA


Professores e alunos visitando a  feira do conhecimento
Integração entre as escolas através dos trabalhos expostos.
Alunos do pré I e professora Olga apresentando o projeto o Despertar da Leitura na Educação Infantil.
Vice prefeito Luiz e Secretario da Educação Edilson visitando a banca de nossos trabalhos.




Banca avaliadora avaliando os trabalhos expostos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS

Atividades recreativas na semana da criança com escorregador pula-pula, passeio e muitas atividades lúdicas.


Os alunos brincando no pula-pula.
A alegria das crianças no esorregador cada um querendo subir antes. 
Passeio na Escola Infantil da Vila Nova com atividades recreativas e apresentações culturais, logo apó foi servido um delicioso bolo regrado com refrigerantes.
Atividades recreativas no pátio da escola.
Após realizada a confraternização entre os alunos, hora de fazer fila e ir embora, foi uma manhã gratificante e muito divertida entre as duas escolas.





sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MODULO XI
Patrícia ,Simone

A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social. O discurso do opressor pode ser incorporado por algumas crianças de modo maciço, passando então a se reconhecer dentro dele: "feia, preta, fedorenta, cabelo duro", iniciando o processo de desvalorização de seus atributos individuais, que interferem na construção da sua identidade de criança.
A exclusão simbólica, que poderá ser manifestada pelo discurso do outro, parece tomar forma a partir da observação do cotidiano escolar. Este poderá ser uma via de disseminação do preconceito por meio da linguagem, na qual estão contidos termos pejorativos que em geral desvalorizam a imagem do negro.
Ao confeccionamos os cartazes podemos de um modo em geral mostrar através de recortes de revistas variais pessoas com variados estilos de penteados, modos de vestir e se comportar, e isto mostrou a grande diversidade que existe dentro do ambiente escolar e sociedade que vivemos e a crianças pode vivenciar,isto todos os dias.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PATRULHA DO TRÂNSITO

Realizou-se nas dependências da quadra de esportes da Escola Edna Lane juntamente com alunos de outras escolas uma palestra sobre a importância e os cuidados no trânsito, para alunos e professores, tendo a presença dos palhaços da patrulha alegrando e instruindo a forma que pedestres ciclistas devem se comportar nas ruas da cidade.
Tiveram varias apresentações com musicas relacionadas ao trânsito, demonstrando as formas e cuidados ao transitar pelas ruas da cidade.

Alunos participando das musicas com coreografias feitas pelos palhaços da patrulha do trânsito.


Uma palestra muito boa onde os alunos puderam entender de forma clara e gostosa pois tudo foi explicado atraves de musicas e brincadeiras, deixando um recado importantissimo para todos os presentes.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SER CRIANÇA

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade, há uma deliciosa criatura chamada criança. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças têm o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama. Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para... As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos as suportam, adultos as ignoram, o céu as protege. Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso. Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante. Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor. Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão. Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água. Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir". Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada. Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente. Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas. Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....

A VOCÊ CRIANÇA


Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer...
é a esperança do que poderíamos ser...
é a inocência que deveríamos ter...
Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade espargem pelas ruas da cidade, suas lições de amor e de simplicidade! Criança que brinca, corre, pula e grita mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver!
Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança, que um dia vai crescer!
É a promessa, que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender!
É a realidade que o adulto precisa ver... e também aprender a ser criança.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FOLCLORE BRASILEIRO

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

COMEMORAÇÃO DIA DOS PAIS

No dia 12 de agosto, realizou-se a primeira comemoração do dia dos pais em periodo noturno com varias apresentações, com os alunos do jardim e pré I.
Tivemos também a presença do senhor Luiz Shuster ministrando uma palestra sobre a importância da presença do pai no convivio familiar e escolar.
                                            Após as apresentações foi servido um delicioso caldo para todos os presentes, e assim houve uma integração recíproca entre todos os presentes, através de conversas informais bate papo descontraído entre pais e professores.
                                                                               Dinâmica envolvendo os pais, momento de descontração entre todos.


Saboreando o caldo que foi servido logo após as apresentações.