sexta-feira, 16 de agosto de 2013

REUNIÃO DE PAIS

Realizou-se neste dia 14 de agosto a reunião de pais para discutirmos assuntos gerais entrega de avaliações do segundo bimestre e a remoção dos alunos da escola Cantinho da Alegria que se encontra em reforma para o novo prédio do pró infancia no setor norte.
Houve uma grande participação dos pais na reunião realizada.





Em nome de toda equipe de funcionário professores agradecemos a presença de cada um que esteve participando da reunião, pois família e escola devem andar juntos de mãos dadas para o crescimento educacional de nossos alunos, obrigada a todos.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mensagem Evangélica de Incentivo

Quando o sonho se desfaz,
Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças,
Deus renova.
Quando é inevitável conter as lágrimas,
Deus dá alegria.
Quando não há mais amor,
Deus faz nascer.
Quando a maldição é certa,
Deus transforma em benção.
Quando parece ser o final,
Deus dá novo começo.
Quando a aflição quer persistir,
Deus nos envolve em paz.
Quando a doença assola,
Deus é quem cura.
Quando o impossível se levanta,
Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras,
Deus sabe o que queremos dizer.
Quando tudo parece se fechar,
Deus abre uma porta.
 Quando você diz: não vou conseguir,
Deus diz: Não temas, pois estou contigo.
Quando o coração é machucado por alguém,
Deus é quem derrama o bálsamo curador.
Quando não há possibilidade, Deus faz milagre.
Quando só há morte, Deus nos faz persistir.
Quando a noite parece não ter fim,
Deus faz nascer o amanhecer.
Quando caímos num profundo abismo,
Deus estende sua mão e nos tira de lá.
Quando tudo é dor, Deus a dá o refrigério.
Quando o calor da provação é grande,
Deus dá a sombra de sua presença.
Quando o inverno parece infinito,
Deus traz o verão.
Quando não existe mais fé, Deus diz: Acredita!
Quando estamos a um passo do inferno,
Deus dá a direção do céu.
Quando não temos nada,
Deus nos dá tudo.
Quando alguém diz não somos nada,
Deus nos diz que somos mais do que vencedores.
Quando se torna difícil caminhar, Deus nos carrega no colo.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES.



Atividade desenvolvida com os alunos do Pré II com a professora Teresinha. Optei pela atividade com rótulos, pois, a mesma possibilitou aos alunos o envolvimento com o processo de letramento preparando-os para a alfabetização. A aula foi prazerosa e produtiva, todos participaram ativamente e contribuíram com o material solicitado que foi embalagens vazias utilizadas no cotidiano do aluno. Entende-se que alfabetização é a ação de ensinar /aprender a ler e escrever, enquanto que letramento é o resultado da ação de ensinar/aprender as práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e tecnológico. O conceito de alfabetização envolve o professor e o aluno na ação de ensinar/aprender a leitura e a escrita.







Profª GEIZA SCHREIBER SERENEIDE KLEIN WILLE
Atividade desenvolvida com a turma do jardim e maternal II matutino
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura. Por isso desenvolvi a atividade sobre a importância de se jogar o lixo no local correto, andamos ao redor da escola colhendo os lixos jogados e estimulei as crianças a jogarem o lixo no local correto e de uma grande importância pois futuramente serem defensores da natureza. desta atividade pode trabalhar o letramento através do reconhecimento dos tipos de lixos.

Profª: Salete Teleken Knopf
     Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do maternal II, através da audição e visualização onde contei a história “O Pato Peteleco” e fui ilustrando passo a passo no quadro, e os alunos ouviram atentamente a história e visualizaram as ilustrações com entusiasmo e interesse. Desta forma estarei preparando meus alunos para o letramento e a alfabetização, mesmo os alunos sendo pequenos já estão em contato com a leitura oral e visual através da linguagem não verbal por meio da audição e visualização.

Profª: Jossara Cassenotte Vacariano.
   A atividade que realizei foi com os alunos do Jardim A, da professora Geisa e Maternal ll, da professora Sereneide, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre as consequências do lixo jogado fora do lixeiro, e também prepará-los para o letramento e a alfabetização, através de alguns objetos que eles já conhecem como: rótulos, garrafas, caixas, cores, formas, quantidade...
   Saimos com os alunos nas proximidades da escola recolhendo alguns objetos descartados na calçada (passeio público), e colocando no saco de lixo. Após o retorno para a sala de aula, foi distribuido balinhas para os alunos, para observarmos se os mesmos iriam reconhecê-las (sabor) através dos desenhos dos rótulos das mesmas, e também se colocariam os papéis no lixeiro.
  

Profesoras: Maria Thomé Angonese, Roberta Daiane Behnen e Maria do Amparo Macedo.
Foi desenvolvido um trabalho com as crianças do maternal I matutino e integral, com atividades de coordenação motora, as cores, linguagem oral e estimulação tátil e visual.
  A atividade teve como objetivo fazer com que as crianças identificassem as cores, estimular a coordenação motora da criança, percepção visual e tátil e a ampliação do vocabulário. Exploramos as atividades através de conversas informais, arremesso de bolinhas coloridas em caixa de papelão. Onde todos participaram demonstrando satisfação durante as atividades desenvolvidas, então percebemos que à medida que trabalhamos de forma lúdica estamos estimulando as crianças se desenvolver seu potencial expondo o letramento e se preparando as crianças para ato de alfabetizar.

Profª  Maria Jose G. Queiroz Silva

Atividade escolhida foi trabalhar pecinhas pedagógicas coloridas com a turma jardim  B , e sua importância, na educação  infantil, onde foi  explorado  alguns conceitos , matemática, cores, formas  e  números  e também a  integração entre eles.  Sabemos  que o brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.
       Especialistas em pedagogia concordam que a razão deste tipo de brinquedo   e   eficiente no aspecto educativo é justamente pela criança ter a capacidade de chegar a uma conclusão sozinha. São brinquedos que estimulam, motivam, atiçam a imaginação. E com isso eles aprendem brincando Sendo assim com essa atividade trabalhei o letramento preparando- os para a alfabetização.

Professora: Angélica Gonzaga kreling
Atividade de alfabetização e letramento desenvolvido com a turma do pré ll ´´B´´.
Música: Cinco macaquinhos.
Objetivo: Desenvolver raciocínio, memorização e coordenação motora.
Desenvolvimento:
Encenação da música no salão da escola.
Diálogo sobre obediência.
Fixação dos números de 1 á 5,visualização dos mesmos.
Levantar questionamentos do tipo:
a)      Cama é lugar de brincar?
       b) O que aconteceu com os macaquinhos?
        c)  Quando desobedecemos,aborrecemos nossos pais e á?
JOGO DE MEMÓRIA
A atividade desenvolvida foi com a aluna Eduarda do Pré II, Jogo de Memória, sendo que a mesma apresenta dificuldade de aprendizagem por ser uma aluna especial, é uma criança carinhosa, gosta de brincar e socializar com os colegas.
Os jogos pedagógicos, bem como os jogos de memória estimulam à aluna na memorização visual das figuras formas e cores, ajudando na concentração e coordenação motora, na identificação e semelhanças das peças, proporcionando sua autoestima tornando a aprendizagem mais prazerosa. A aluna gosta de manusear objetos diversos. É muito importante que o professor respeite a as condições de dificuldade do aluno e busca alternativa que venha melhorar seu aprendizado.
Tec. Solange klann
Atividades: Maternal I vespertino
Música; Meu pintinho amarelinho.
Objetivo
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a linguagem oral com o letramento, sendo que a música tem um papel primordial na vida das crianças como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Ao entrar na sala de aula colocamos um CD no som com a música do pintinho amarelinho em seguida colocamos as crianças em círculo e ao ouvir a música já começam a cantar fazendo os gestos e os movimentos corporais da coreografia. Realizamos essa atividade observando o quanto a música é importante para o desenvolvimento dos alunos.
Profª Maria José Cordeiro de Farias e Nilça Lopes da Silva


Relatório
Maria Madalena da Silva Themoteo Leonardo
Turma Pré I D
            Trabalhamos o letramento na educação infantil em todas as disciplinas, portanto para desenvolver a atividade solicitada, optei por realizar uma aula sobre meio ambiente dando ênfase aos animais domésticos e selvagens. Para a realização desta aula utilizamos livros didáticos que já não estão sendo usados nas escolas, por ter expirado a data de validade dos mesmos.
            Os alunos foram bastante participativos, procuraram figuras variadas de animais, questionaram sobre os mesmos, demonstrando conhecimento do tema trabalhado, muitos animais domésticos a maiorias dos alunos já conheciam, pois possuem alguns animais em casa, bem como, vão com seus pais e avós a fazenda, onde acabam tendo contato com animais variados. Também demonstraram ter conhecimento sobre os animais selvagens, alguns já tinham visto pessoalmente e outros viram na televisão (filmes, desenhos etc.).
            Esta aula foi bastante gratificante, pois pude trabalhar a consciência ambiental, a importância dos cuidados que devemos ter com os animais, com a água, com o lixo, e as consequências dos nossos atos para o meio ambiente de forma geral.
            Contudo o mais importante nesta aula foi despertar o senso critico e dar oportunidade para os alunos opinarem sobre o assunto. Pois ao contrário do que algumas pessoas pensam, as crianças na educação infantil tem capacidade de compreensão e estão bem mais conscientes do que muitos adultos.



terça-feira, 14 de maio de 2013

Atividade da formaçao continua. Profª Maria José G.Queiroz

Atividade escolhida foi trabalhar pecinhas pedagógicas coloridas

E sua importância, na educação  infantil,

Onde foi  explorado  alguns conceitos , matemática, cores, formas  e  números 



Sabemos  que o brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.



Especialistas em pedagogia concordam que a razão deste tipo de brinquedo  e   eficiente no aspecto educativo é justamente pela criança ter a capacidade de chegar a uma conclusão sozinha. São brinquedos que estimulam, motivam, atiçam a imaginação. E com isso   eles aprendem brincando Sendo assim com essa atividade trabalhei o letramento preparando- os para a alfabetização

Recolhendo alguns objetos descartados na calçada (passeio público) e colocando no saco de lixo, eles reconheciam alguns através dos rótulos. Após, o retorno para a sala de aula, foi distribuido balinhas para os alunos, para observarmos se os mesmos iriam reconhecê-las (sabor), através dos desenhos dos rótulos das mesmas, e também se colocariam os papéis no lixeiro.





ATIVIDADES COM O BERÇÁRIO

 As caçulas da escola Debora nossa princesinha linda de mais.
 Isadora a gatinha mais sapeca da escola tambem ja participa das atividades.
 Professora Maria fazendo atividades com as mãos para o dia das mães, não importa a idade mas as atividades todos ja são estimulados com todos.
Veja só que maravilha formando o coração da mamãe com o auxilio da professora.
Parabéns a meus gatinhos lindos pela homenagem que fizeram ao dia das mães.