Quando o sonho se desfaz,
Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças,
Deus renova.
Quando é inevitável conter as lágrimas,
Deus dá alegria.
Quando não há mais amor,
Deus faz nascer.
Quando a maldição é certa,
Deus transforma em benção.
Quando parece ser o final,
Deus dá novo começo.
Quando a aflição quer persistir,
Deus nos envolve em paz.
Quando a doença assola,
Deus é quem cura.
Quando o impossível se levanta,
Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras,
Deus sabe o que queremos dizer.
Quando tudo parece se fechar,
Deus abre uma porta.
Quando você diz: não vou conseguir,
Deus diz: Não temas, pois estou contigo.
Quando o coração é machucado por alguém,
Deus é quem derrama o bálsamo curador.
Quando não há possibilidade, Deus faz milagre.
Quando só há morte, Deus nos faz persistir.
Quando a noite parece não ter fim,
Deus faz nascer o amanhecer.
Quando caímos num profundo abismo,
Deus estende sua mão e nos tira de lá.
Quando tudo é dor, Deus a dá o refrigério.
Quando o calor da provação é grande,
Deus dá a sombra de sua presença.
Quando o inverno parece infinito,
Deus traz o verão.
Quando não existe mais fé, Deus diz: Acredita!
Quando estamos a um passo do inferno,
Deus dá a direção do céu.
Quando não temos nada,
Deus nos dá tudo.
Quando alguém diz não somos nada,
Deus nos diz que somos mais do que vencedores.
Quando se torna difícil caminhar, Deus nos carrega no colo.
A Escola Municipal de Educação Infantil Edna Lane tem como filosofia Integrar os alunos ao meio social, proporcionando seu desenvolvimento global, levando em consideração os conhecimentos trazidos pelas crianças.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES.
Atividade desenvolvida com os alunos do Pré II com a
professora Teresinha. Optei pela atividade com rótulos, pois, a mesma
possibilitou aos alunos o envolvimento com o processo de letramento
preparando-os para a alfabetização. A aula foi prazerosa e produtiva, todos
participaram ativamente e contribuíram com o material solicitado que foi embalagens
vazias utilizadas no cotidiano do aluno. Entende-se que alfabetização é a ação
de ensinar /aprender a ler e escrever, enquanto que letramento é o resultado da
ação de ensinar/aprender as práticas sociais que usam a escrita, enquanto
sistema simbólico e tecnológico. O conceito de alfabetização envolve o
professor e o aluno na ação de ensinar/aprender a leitura e a escrita.
Profª GEIZA SCHREIBER
SERENEIDE KLEIN WILLE
Atividade desenvolvida com a
turma do jardim e maternal II matutino
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas
que nos cercam, constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é
isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a
relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às
crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua
convivência futura. Por isso desenvolvi a atividade sobre a importância de se
jogar o lixo no local correto, andamos ao redor da escola colhendo os lixos
jogados e estimulei as crianças a jogarem o lixo no local correto e de uma
grande importância pois futuramente serem defensores da natureza. desta
atividade pode trabalhar o letramento através do reconhecimento dos tipos de
lixos.
Profª: Salete Teleken Knopf
Esta atividade foi
desenvolvida com os alunos do maternal II, através da audição e visualização
onde contei a história “O Pato Peteleco” e fui ilustrando passo a passo no
quadro, e os alunos ouviram atentamente a história e visualizaram as
ilustrações com entusiasmo e interesse. Desta forma estarei preparando meus alunos
para o letramento e a alfabetização, mesmo os alunos sendo pequenos já estão em
contato com a leitura oral e visual através da linguagem não verbal por meio da
audição e visualização.
Profª: Jossara Cassenotte Vacariano.
A atividade que
realizei foi com os alunos do Jardim A, da professora Geisa e Maternal ll, da
professora Sereneide, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre as
consequências do lixo jogado fora do lixeiro, e também prepará-los para o
letramento e a alfabetização, através de alguns objetos que eles já conhecem
como: rótulos, garrafas, caixas, cores, formas, quantidade...
Saimos com os alunos
nas proximidades da escola recolhendo alguns objetos descartados na calçada
(passeio público), e colocando no saco de lixo. Após o retorno para a sala de
aula, foi distribuido balinhas para os alunos, para observarmos se os mesmos
iriam reconhecê-las (sabor) através dos desenhos dos rótulos das mesmas, e
também se colocariam os papéis no lixeiro.
Profesoras: Maria Thomé Angonese,
Roberta Daiane Behnen e Maria do Amparo Macedo.
Foi desenvolvido um trabalho com as
crianças do maternal I matutino e integral, com atividades de coordenação
motora, as cores, linguagem oral e estimulação tátil e visual.
A atividade teve como objetivo fazer com que as crianças identificassem
as cores, estimular a coordenação motora da criança, percepção visual e tátil e
a ampliação do vocabulário. Exploramos as atividades através de conversas
informais, arremesso de bolinhas coloridas em caixa de papelão. Onde todos
participaram demonstrando satisfação durante as atividades desenvolvidas, então
percebemos que à medida que trabalhamos de forma lúdica estamos estimulando as
crianças se desenvolver seu potencial expondo o letramento e se preparando as
crianças para ato de alfabetizar.
Profª Maria Jose G. Queiroz Silva
Atividade escolhida
foi trabalhar pecinhas pedagógicas coloridas com a turma jardim B , e sua importância, na educação infantil, onde foi explorado
alguns conceitos , matemática, cores, formas e
números e também a integração entre eles. Sabemos
que o brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural,
pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a
motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.
Especialistas em pedagogia concordam que a
razão deste tipo de brinquedo e
eficiente no aspecto educativo é justamente pela criança ter a
capacidade de chegar a uma conclusão sozinha. São brinquedos que estimulam,
motivam, atiçam a imaginação. E com isso eles aprendem brincando
Sendo assim com essa atividade trabalhei o letramento preparando- os para a
alfabetização.
Professora: Angélica
Gonzaga kreling
Atividade de
alfabetização e letramento desenvolvido com a turma do pré ll ´´B´´.
Música: Cinco macaquinhos.
Objetivo: Desenvolver raciocínio, memorização e coordenação motora.
Desenvolvimento:
Encenação da música no
salão da escola.
Diálogo sobre obediência.
Fixação dos números de
1 á 5,visualização dos mesmos.
Levantar
questionamentos do tipo:
a) Cama é lugar de brincar?
b) O que aconteceu com os macaquinhos?
c)
Quando desobedecemos,aborrecemos nossos pais e á?
JOGO DE MEMÓRIA
A atividade desenvolvida foi
com a aluna Eduarda do Pré II, Jogo de Memória, sendo que a mesma apresenta
dificuldade de aprendizagem por ser uma aluna especial, é uma criança
carinhosa, gosta de brincar e socializar com os colegas.
Os jogos pedagógicos, bem
como os jogos de memória estimulam à aluna na memorização visual das figuras
formas e cores, ajudando na concentração e coordenação motora, na identificação
e semelhanças das peças, proporcionando sua autoestima tornando a aprendizagem
mais prazerosa. A aluna gosta de manusear objetos diversos. É muito importante
que o professor respeite a as condições de dificuldade do aluno e busca
alternativa que venha melhorar seu aprendizado.
Tec. Solange klann
Atividades: Maternal I vespertino
Música; Meu pintinho amarelinho.
Objetivo
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a linguagem
oral com o letramento, sendo que a música tem um papel primordial na vida das
crianças como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça
laços sociais e vínculos afetivos. Ao entrar na sala de aula colocamos um CD no
som com a música do pintinho amarelinho em seguida colocamos as crianças em
círculo e ao ouvir a música já começam a cantar fazendo os gestos e os
movimentos corporais da coreografia. Realizamos essa atividade observando o
quanto a música é importante para o desenvolvimento dos alunos.
Profª Maria José Cordeiro de Farias e Nilça Lopes da Silva
Relatório
Maria Madalena da Silva Themoteo
Leonardo
Turma Pré I D
Trabalhamos o letramento na educação
infantil em todas as disciplinas, portanto para desenvolver a atividade
solicitada, optei por realizar uma aula sobre meio ambiente dando ênfase aos
animais domésticos e selvagens. Para a realização desta aula utilizamos livros didáticos
que já não estão sendo usados nas escolas, por ter expirado a data de validade
dos mesmos.
Os
alunos foram bastante participativos, procuraram figuras variadas de animais,
questionaram sobre os mesmos, demonstrando conhecimento do tema trabalhado,
muitos animais domésticos a
maiorias dos alunos já conheciam, pois possuem alguns animais em casa, bem
como, vão com seus pais e avós a fazenda, onde acabam tendo contato com animais
variados. Também demonstraram ter conhecimento sobre os animais selvagens,
alguns já tinham visto pessoalmente e outros viram na televisão (filmes,
desenhos etc.).
Esta aula foi bastante gratificante,
pois pude trabalhar a consciência ambiental, a importância dos cuidados que
devemos ter com os animais, com a água, com o lixo, e as consequências dos
nossos atos para o meio ambiente de forma geral.
Contudo o mais importante nesta aula
foi despertar o senso critico e dar oportunidade para os alunos opinarem sobre
o assunto. Pois ao contrário do que algumas pessoas pensam, as crianças na
educação infantil tem capacidade de compreensão e estão bem mais conscientes do
que muitos adultos.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
terça-feira, 14 de maio de 2013
Atividade da formaçao continua. Profª Maria José G.Queiroz
Sabemos que o brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.
Recolhendo alguns objetos descartados na calçada (passeio público) e colocando no saco de lixo, eles reconheciam alguns através dos rótulos. Após, o retorno para a sala de aula, foi distribuido balinhas para os alunos, para observarmos se os mesmos iriam reconhecê-las (sabor), através dos desenhos dos rótulos das mesmas, e também se colocariam os papéis no lixeiro.
ATIVIDADES COM O BERÇÁRIO
As caçulas da escola Debora nossa princesinha linda de mais.
Isadora a gatinha mais sapeca da escola tambem ja participa das atividades.
Professora Maria fazendo atividades com as mãos para o dia das mães, não importa a idade mas as atividades todos ja são estimulados com todos.
Veja só que maravilha formando o coração da mamãe com o auxilio da professora.
Parabéns a meus gatinhos lindos pela homenagem que fizeram ao dia das mães.
Isadora a gatinha mais sapeca da escola tambem ja participa das atividades.
Professora Maria fazendo atividades com as mãos para o dia das mães, não importa a idade mas as atividades todos ja são estimulados com todos.
Veja só que maravilha formando o coração da mamãe com o auxilio da professora.
Parabéns a meus gatinhos lindos pela homenagem que fizeram ao dia das mães.
segunda-feira, 13 de maio de 2013
DIA DAS MÃES
No dia 09 tivemos a confraternização do dia das mães, onde realizamos atividades como gincanas realizadas pela equipe do PELC, foram desenvolvidas 3 dinamicas, onde tivemos a participação de muitas mães de nossa comunidade.
Uma confraternização com mensagem e dedicatorias a todas as mães presentes, mesmo porque o dia das mães é somente uma data, pois o dia das mães é todos os dias temos que valorizar e respeitar nossas mães que são guerreiras, companheiras amigas, heroinas e mais que tudo batalhadoras que superam as dificuldades de nosso dia a dia, onde trabalham e ainda por cima tem o dever de ser mãe em todas as horas.
PARABÉNS A TODAS AS MÃES
Após o sorteio da rifa foi servido um delicioso caldo a todos os presentes queremos agradecer a todas as mães que prestigiaram o nosso evento onde tivemos a participação de mais de 200 mães, obrigada a todos em nome da equipe Edna Lane
Tivemos o sorteio de 3 brindes, onde uma delas foi sorteada a professora Geisa parabéns a todas as ganhadoras.
FELIZ DIA DAS MÃES!
Uma confraternização com mensagem e dedicatorias a todas as mães presentes, mesmo porque o dia das mães é somente uma data, pois o dia das mães é todos os dias temos que valorizar e respeitar nossas mães que são guerreiras, companheiras amigas, heroinas e mais que tudo batalhadoras que superam as dificuldades de nosso dia a dia, onde trabalham e ainda por cima tem o dever de ser mãe em todas as horas.
PARABÉNS A TODAS AS MÃES
Após o sorteio da rifa foi servido um delicioso caldo a todos os presentes queremos agradecer a todas as mães que prestigiaram o nosso evento onde tivemos a participação de mais de 200 mães, obrigada a todos em nome da equipe Edna Lane
Tivemos o sorteio de 3 brindes, onde uma delas foi sorteada a professora Geisa parabéns a todas as ganhadoras.
FELIZ DIA DAS MÃES!
Assinar:
Postagens (Atom)




