sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tudo que eu devia saber

aprendi no Jardim de Infância

Robert Fulghum



A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver, fazer e ser, eu aprendi no Jardim de Infância.

Sapiência não se encontrava no topo da montanha das escolas de pós-graduação, mas no pátio do jardim.

Essas são as coisas que aprendi: compartilhar todas as coisas; “jogue limpo” e não bata nos colegas. Não pegue nada que não seja seu; limpe a bagunça que você fez. Coloque tudo de volta nos seus lugares. Peça desculpas quando você magoar alguém. Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições. Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco todos os dias. Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para você.

Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos. Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia explicar por quê. Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também.

Recorde-se do grande e melhor conselho da época: Olhe! Olhe ao seu redor! Tudo o que você precisa saber está aí a sua volta. As regras de ouro: paz, amor, ecologia e uma vida saudável.

Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca. Imagine se fosse política nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as coisas de volta em seus lugares. Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos.

Adaptado e traduzido por Paulo R. Motta

Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infância - Robert Fulghum – ed. Best Seller (ISBN 8571239045)
Dr.Robert Fulghum: Escritor americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas. É filósofo, teólogo, dedica-se às Artes e é professor numa universidade americana.

terça-feira, 12 de julho de 2011

DESFILE MUNICIPAL


A ESCOLA EDNA LANE PARTICIPOU DO DESFILE MUNICIPAL TRAZENDO O TEMA O LUGAR DE BRINCAR É NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E ESCOLA E FAMILIA UNIDAS PELA EDUCAÇÃO.
TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO DE ALGUMAS MÃES BEM COMO DA EQUIPE ESCOLAR.

Estas foram algumas imagens de nosso desfile comemorando os 32 anos de emancipação de Àgua Boa







terça-feira, 5 de julho de 2011

Atividade VI Miscigenação

Conteúdo: Recorte e colagem de figuras de vários povos, onde mostra a mistura das diversidades raciais e a mistura entre elas onde se resultam em uma miscigenação.
Objetivo: Mostrar aos alunos a importância do respeito que tem que haver entre a mistura natural entre os povos.
Metodologia: Iniciamos a aula mostrando fizemos de diferentes povos , etnias, raciais e cultural. Em seguida fizemos colagem.
Síntese: A miscigenação é a mistura de raças, de povos de etnias distintas. No Brasil as relações inter-raciais tiveram inicio com a chegada de colonizadores europeus e sua interação com os índios e posteriormente com os escravos africanos.
Técnicas: Simone, Patricia e Daniela

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Plano de Aula

Turma:
Maternal: IIC
Conteúdo:
Miscigenação
Objetivo:
Valorizar a etnia racial na educação Infantil
Metodologia:
Conversas informais sobre o assunto.
Desenhar duas crianças onde será uma pintada de preto e a outra de branco para que eles entendam com se dar a mistura de raças.
Pintar os desenhos.
Cantar musica:escravo de Jô.
Cronograma:
2 aulas de 45 minutos.
Avaliação:
Será avaliado o interesse de cada criança, atenção, participação no decorrer das aulas:
Reflexão(Salete e Luiza)
Mistura da Raça
Martinho da Vila
Composição: Noca da Portela / Roberto Sertão
E aí levantei, sacudindo a poeira
Na terra do samba
Finquei bandeira
Cantei pro meu santo
Senhor da pedreira
Mostrando a mistura da raça brasileira
A você que me deu a mão
Agradeço de coração
A você que me fez sorrir
Eis aqui minha gratidão
Pra você que me faz feliz
Vai um samba de raiz
Que coloriu meu chão
A você que me fez sofrer
Ofereço meu perdão

terça-feira, 21 de junho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FESTA JUNINA NA ESCOLA

Neste dia 10 de junho, realizou-se nas dependências da escola a festa junina com a participação dos pais e com varias apresentações culturais com os alunos.

A participação maciça dos pais no evento da escola.
Alunos do maternal II apresentando a musica do pandeirinho.
Alunos do pré I e jardim dançando a quadrilha da Xuxa
Os docentes no arraial da escola no clima da festa.
Alunos do maternal I apresentando a musica do ursinho pimpão.





E viva São Pedro e São João, e toda a comunidade escolar  mobilizados na realização do evento fazendo a diferença.