quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atividade módulo IV

Realizei a atividade com os alunos do maternal II matutino, conversa informal sobre a dança da capoeira e que eles iam assistir uma apresentação da dança, no qual a escola recebeu o mestre de capoeira Cunca com seus alunos para uma apresentação, e explicação da origem da dança, e assim foi realizada a apresentação com a participação dos alunos.
Professora Olga

terça-feira, 24 de maio de 2011

O negro e a cultura brasileira



A atividade sobre a cultura do negro, foi realizada com todas as crianças da escola onde o grupo de capoeira de água boa se apresentou e contou como começou a capoeira no Brasil e por que. Também ressaltou que a capoeira é original da angola, é uma dança africana que chegou no país pelos escravos, os mesmos aperfeiçoaram e colocando o gingado para que os escravos enquanto se divertiam ao mesmo tempo treinavam truques para sua defesa e assim eles podiam despistar os senhores para não serem mal tratados.
O instrumento mais utilizado na capoeira é o birimbau, mas aos poucos os africanos foram introduzindo outros instrumentos melhorando essa dança.
Ao assistir a apresentação do grupo os alunos demonstraram muito interesse, participando ativamente da dança acompanhando o ritmo batendo palmas e imitando o gingado da capoeira que realmente é muito bonita, mas o mais interessante foi a participação da filha do professor do grupo, que nesse momento todos os alunos ficaram atentos as movimentos que a mesma fazia. Na sala de aula ouvimos um cd de capoeira onde os alunos gostaram muito e enquanto ouviam tentavam repetir os movimentos conforme o toque da capoeira.
 Com esta atividade mostramos um pouco da cultura do negro na sociedade brasileira.     

Professora Salete

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CAPOEIRA

         Ao desenvolver este tema convidamos um mestre de capoeira para falar um pouco dessas artes maciais que foi mascarada em forma de ginga e dança para esconder a verdadeira intenção, isso e, porque os senhores dos engenhos, e os cafeicultores não aceitava nenhum tipo de defesa que pudesse rebelar aquele povo tão submisso.
         O mestre Cunca e seus integrantes realizarão uma palestra que retrataram um pouco daquilo que foi o verdadeiro motivo para o surgimento deste meio de defesa que ate nos dias atuais a capoeira e normalmente praticada como um esporte ou simplesmente folclore para preservar as tradições.

     Houve uma mistura de varias outras artes e se tornando uma miscigenação, mas não deixando a verdadeira essência de vitoria que os afro-brasileiros conquistaram ao achar esta alternativa para sobreviver num tempo de extremas opressões por parte da elite.
           Para concluir reconhecermos que este povo tão cheio de conhecimentos tem a nos oferecer que fazemos parte dessa cultura que e tão rica e que fazem parte da nossa cultura também e que somos um pouco de todos os povos.
               E que temos que mostrar aos nossos alunos á verdadeira historia que constitui a rica cultura afro brasileira.
Técnicas Educacionais Sinome Bueno, Patrícia Alves, Daniela Splengler

domingo, 22 de maio de 2011

O negro e a cultura brasileira.Modulo IV

O negro e a cultura brasileira
Após a leitura do modulo IV fizemos uma reflexão juntamente com os alunos do jardim D, através da historia O PEIXINHO MARRON narramos a historia fizemos comentários, comparações para que as crianças valorizassem sua cor e percebesse a importância da cultura brasileira, foi muito interessante esse momento, pois todos os alunos queriam expor sua cor e as crianças de pele, mas escura gostaram muito sentiram orgulhosos de ser comparadas  com a cor do PEIXINHO MARRON. A historia também foi apresentada  a todos os alunos do período matutino e vespertino da Escola Edna Lane.
Professora Maria A. Macedo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA

A atividade sobre a cultura do negro, foi realizada com todas as crianças da escola onde o grupo de capoeira de água boa se apresentou e contou como começou a capoeira no Brasil e por que. Também ressaltou que a capoeira é original da angola, é uma dança africana que chegou no país pelos escravos, os mesmos aperfeiçoaram e colocando o gingado para que os escravos enquanto se divertiam ao mesmo tempo treinavam truques para sua defesa e assim eles podiam despistar os senhores para não serem mal tratados.
O instrumento mais utilizado na capoeira é o birimbau, mas aos poucos os africanos foram introduzindo outros instrumentos melhorando essa dança.
Ao assistir a apresentação do grupo os alunos demonstraram muito interesse, participando ativamente da dança onde iam acompanhando o ritmo batendo palmas e imitando o gingado da capoeira que realmente é muito bonita, mas o mais interessante foi a participação da filha do professor do grupo, que nesse momento todos os alunos ficaram atentos as movimentos que a mesma fazia. Na sala de aula ouvimos um cd de capoeira onde os alunos gostaram muito e enquanto ouviam tentavam repetir os movimentos conforme o toque da capoeira.
 Com esta atividade mostramos um pouco da cultura do negro na sociedade brasileira

diferenças raciais

Sabemos que a África possui diversos povos, etnias, religiões, tradições, etc, ou seja, é uma sociedade que possui uma diversidade enorme com suas riquezas humanas e naturais.
Também sabemos o quanto a África vem lutando desde sempre contra a imposição da escravidão e pela denominação colonial.
O continente africano apesar de suas diversidades e das particularidades é o que menos se adaptou ao mundo globalizado.
Uma pessoa importantíssima nessa época foi KWAME N´KRUMAH. Este, foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro (1957-1960) e presidente de Gana (1960-1966).
Em 1945, ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano em Manchester, Inglaterra. Depois disso, começou a trabalhar para a descolonização da África.
As suas ideias auxiliaram a dar um alento importante aos movimentos políticos e sociais da África. Suas propostas valorizavam a democratização das sociedades africanas e um sentimento de respeito aos direitos humanos.
Onde cada um tem consciência daquilo que é e dos valores próprios de sua cultura,que cada pessoa
Nasce cresce de acordo com suas crenças e costumes de cada raça,não sendo um diferente do outro
Porque somos todos iguais

terça-feira, 10 de maio de 2011

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES !

Nesta sexta feira dia 06/05 realizamos uma linda homenagem ao dia das mães da escola Edna Lane.
Nesta ocasião foram realizadas várias apresentações com alunos, e também sorteio de vários brindes patrocinados pelo comércio local.

As homenagens foram realizadas com os alunos do Pré I, Jardim A, B e C onde fizeram um lindo desfile para nossas mães.
Bem como as demais turmas maternal I e II, apesar de sua pouca idade também fizeram bonito.

PARABÉNS A TODOS !!

As imagens mostram a maravilha que foi, lindo.






Os alunos do jardim A tambem recitaram alguns versos para as mamães.
Os alunos do Jardim B dramatizaram a musica "o dia em que sai de casa" emocionando muitas mães e deixando-as comovidas.


Alunos do maternal II fizeram o jogral das letras trazendo alegria e emoção a todos os presentes.
Alunos do maternal I representaram a musica "mãezinha do céu" sendo que foi lindo  , haja vista a participação dos pequeninos.

Podemos perceber que desde pequenos ja temos artistas homenageando sua mamãe.



Tivemos uma grande participação de mães, pais neste evento, totalizando mais de 100 pessoas prestigiando as apresentações, foi simplesmente lindo.

Após as apresentações e sorteio dos brindes, servimos um delicioso caldo para comemorarmos esta data importante na vida de cada mãe que se encontrava presente.


YASMIM SENDO CONDUZIDA PELA PROFESSORA, EMOCIONADA EM ESTAR ALI DESFILANDO PARAS AS MÃES PRESENTES.
DEBORA COM SEU CHARME ARRAZANDO NA PASSARELA EM HOMENAGEM A SUA MÃE.





EDUARDA DESFILANDO NA PASSARELA HOMENAGEANDO SUA QUERIDA MAMÃE



A ALUNA SARA DO JARDIM A DESFILANDO REPRESENTANDO SUA MAMÃE



A ALUNA VICTÓRIA VEM REPRESENTANDO SUA MÃE AMANDA




A equipe da escola Edna Lane agradece a presença de cada um que ali esteve proporcionado alegria e descontração entre escola e comunidade.

Podemos dizer sim, que em nossa escola temos a participação dos pais, e agradecemos a todos.