Atividade desenvolvida com o maternal II matutino.
A atividade foi desenvolvida dentro da sala de aula, a qual foi realizada através da leitura do livro “O Patinho Feio”. No momento da aula foi contada a história e explicada para os alunos o que tinha acontecido com o patinho feio, o que ele havia sofrido por ser diferente de seus irmãos. E tanto que o rejeitaram que acabou se afastando de sua família e foi embora. Procurei conversar com a turminha e passar para eles sobre as diferenças, apesar de serem tão pequenos, mas através de muita conversa tentar passar para eles que: devemos aceitar o outro colega, respeitar; que não podemos desprezar o coleguinha por ser diferente do outro, no mundo existe pessoas diferente, com outras características, mas que diante de Deus somos todos iguais devemos amar o nosso próximo e respeitar.
A Escola Municipal de Educação Infantil Edna Lane tem como filosofia Integrar os alunos ao meio social, proporcionando seu desenvolvimento global, levando em consideração os conhecimentos trazidos pelas crianças.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Diversidade Cultural
Foram desenvolvidas várias atividades juntamente alunos do jardim C com objetivo de contribuir para que os mesmosreconheçam a riqueza e a importância do respeito a diversidade étcnico-cultural e para que também adquiram conhecimento do processo construção da sociedade brasileira.
Inicialmente foi realizada uma aula dialogada com alunos sobre os diferentes tipos de povos e de suas culturas.Foram trabalhados os diversos grupos étnicos existentes no Brasil, entre eles, os índios, negros, brancos e as pessoas com necessidades especiais.

Mensagem para reflexão:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem se ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente do coração humano do que o seu oposto. As bondade humana é uma chamada quer pode se oculta, jamais existinta”. Nelson Mandela.
Prof. Luiza
Inicialmente foi realizada uma aula dialogada com alunos sobre os diferentes tipos de povos e de suas culturas.Foram trabalhados os diversos grupos étnicos existentes no Brasil, entre eles, os índios, negros, brancos e as pessoas com necessidades especiais.
Mensagem para reflexão:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem se ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente do coração humano do que o seu oposto. As bondade humana é uma chamada quer pode se oculta, jamais existinta”. Nelson Mandela.
Prof. Luiza
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Atividade pratica
A atividade foi desenvolvida com os alunos do maternal dois vespertino, a qual foi realizada através da historinha da vovó Mafalda e seus netinhos onde um é branco e o outro é negro, ao ouvir a historinha os alunos ficaram atentos observando cada movimento que a professora fazia, após foi feito comentários sobre a cor da pele das crianças, olhos, cabelo e sobre as diversidades da cultura entre as pessoas, contribuindo para que as crianças respeitem umas as outras com o objetivo de levar a auto-estima dos alunos entre si.
Nome: Salete teleken knopf
A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Apresentamos para nossas crianças a historia da menina bonita do laço de fita, com o objetivo de apresentá-la aos alunos a riqueza da diversidade étnica- cultural brasileira contribuindo para que as crianças se apropriem de valores como respeito a si próprios e aos outros, mas também, com o objetivo de mostrar que todos somos diferentes e que e importante respeitar as diferenças e diversidade só tem a enriquecer a interação entre as pessoas.
1. Iniciamos com a historia.
2. Fizemos uma roda de conversa onde ressaltamos a importância de respeitar as diferenças existentes em cada um.
3. Finalizamos com um desenho onde as crianças pintaram um coelho.com o objetivo de ver se eles realmente interagirem com a historia contada.
“nossas escolas pretendem formar Cidadãos e cidadania não combina com desigualdade, assim como democracia não combina com preconceito e discriminação. Se as crianças vão à escola e por que desejam que se desenvolvam plenamente como seres humanos.
Técnicas Educacionais: Daniela spengler,Simone Bueno,Patrícia Alves.
Significado da Páscoa
Páscoa...
Ressurreição do sorriso... Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos:
Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes do íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade da sua Páscoa, é o que deseja toda equipe escolar Edna Lane.
Feliz Páscoa!!!!
Ressurreição do sorriso... Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos:
Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes do íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade da sua Páscoa, é o que deseja toda equipe escolar Edna Lane.
Feliz Páscoa!!!!
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Mensagem ao Professor
Estar vivo é estar em conflito permanente,
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.
Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.
Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.
Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.
Madalena Freire
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.
Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.
Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.
Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.
Madalena Freire
Assinar:
Postagens (Atom)